quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O açúcar prejudica o nosso cérebro?


Já todos temos conhecimento dos efeitos que o açúcar tem na saúde do nosso corpo: para além de cáries e obesidade, o açúcar pode causar dependência e, mais tarde, diabetes. O nosso corpo precisa de açúcar, sim, mas, como tudo, em peso e medida. 
Tenham sempre atenção aos rótulos dos alimentos, e optem sempre por versões light ou naturais dos produtos. Não é pedir para cortar de vez com o açúcar, pois existem muitos componentes neste que necessitamos, mas sim consumir moderadamente, pois traz consequências não só ao nosso corpo, mas também ao nosso cérebro. O açúcar em demasia pode inibir-nos de compreender e formar conexões tão facilmente. Assim, torna-se mais difícil aprendermos coisas novas. Mas não são apenas essas funcionalidades do nosso cérebro que são afetadas: o consumo elevado de açúcar afeta diretamente o nosso humor, devido à glicose. Podem causar mudanças bruscas de humor, como euforia ou depressão e ansiedade. A glicose também nos impede de nos sentirmos saciados, o que leva, muitas vezes, a quadros de obesidade e excesso de peso.
Claro que muitas vezes precisamos ingerir açúcar não apenas por gula, mas porque é uma resposta fisiológica do nosso corpo. Quando precisamos rapidamente de energia, o corpo manda esses sinais de que precisa de açúcar, o que nos dá a sensação do chamado “desconsolo”. O consumo correto de açúcar pode ser benéfico, mas o seu excesso torna-se um problema, pois os níveis elevados de glicose no sangue danificam o nosso cérebro, podendo levar a que outros problemas do foro psicológico progridam. A perda de memória é um dos sintomas mais frequentes no consumo excessivo de açúcar.
E que dicas podemos aplicar para diminuir o nosso consumo de açúcar?
  •       Sempre que puderem, optem por consumir adoçante (no açúcar, chá, etc) em vez de açúcar;
  •      Não ficar por mais de 3 horas sem comer. Quanto mais fome temos, mais a vontade de consumir açúcar aumenta;
  •       Quando sentir aquela vontade incontrolável de comer chocolate, opte por comer chocolate amargo;
  •       Deixe as bolachas de lado, optem por lanches mais saudáveis, como, por exemplo, frutas secas;
  •       Opte por produtos integrais;
  •       Opte por produtos naturais e não industrializados, porque esses contêm mais açúcar artificiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário