sexta-feira, 1 de junho de 2018

Como superar a depressão?

Boa tarde.

Como sabem recentemente passei por um momento delicado da minha vida e como tal foram várias as medidas que fui adoptando para ultrapassar o sucedido. 

Durante algum tempo a dopamina e a serotonina não queriam nada comigo. Para quem não sabe, a serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes para nosso cérebro e regula não só nosso humor, sua função mais conhecida e estudada, como também regula o ciclo do sono, apetite, desejo sexual e memória, direta ou indiretamente. Juntamente com a dopamina são designados como os neurotransmissores responsáveis pelo bom-humor.

Não há um factor em concreto que faça com que alguém tenha baixas concentrações de serotonina no cérebro. Podem ser factores sociais, factores genéticos, ambientais, etc. O que é facto é que como a serotonina é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. As pessoas com depressão diminuem a produção de serotonina no cérebro. Posto isto, há que repor esses níveis para poder levar uma vida feliz e equilibrada. 

Como? Pode optar pela via "normal" usando medicamentos anti-depressivos que aumentarão a quantidade do neurotransmissor no cérebro, contudo existem maneiras mais naturais de o obter. Vou listar aqui alguns alimentos que experimentei e tem propriedades anti-depressivas: 

  1. Nozes: As nozes podem ser consumidas das mais variadíssimas maneiras e como têm omega 6 ajudam na formação de serotonina. 
  2. Curcuma: A curcuma é capaz de interferir com os níveis de neurotransmissores cerebrais (mensageiros químicos - serotonina, norepinefrina, e dopamina) que influenciam o humor, o comportamento, o apetite e as emoções.
  3. Abacate: Os abacates são alimentos energéticos porque contêm gordura saudável que o cérebro precisa para funcionar sem problemas.
  4. Cogumelos: As suas propriedades químicas opõem-se à insulina, que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, nivelando o seu humor. Eles também são um  probiótico  na medida em que promovem bactérias intestinais saudáveis
Entre outros tantos, estes são alguns alimentos que te poderão ajudar a superar a depressão. Claro que apenas através da alimentação não chegas lá. A envolvencia que te rodeia é o principal factor. Rodeia-te de pessoas boas que te fazem sentir melhor, que te apoiam e que te ajudam. 

Não tenhas medo de pedir aconselhamento de um especialista. 



2 comentários: